Formas de Entrada

FIES

O Programa de Financiamento Estudantil – FIES – foi criado pelo Governo Federal para auxiliar os universitários no custeio das mensalidades do ensino superior. O FIES abrange todos os cursos da Newton. O valor do empréstimo será pago depois que o acadêmico se graduar.

Os beneficiados precisam passar por fases de seleção e classificação, e enquanto estiverem cursando o ensino superior, devem fazer uma renovação semestral do contrato (aditamento), no atendimento financeiro da Instituição.

O programa se submete às regras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por isso, fique atento às restrições quanto ao número de vagas e limites de financiamento.

 

Vantagens

 

Qualidade de ensino

O estudante ingressará em uma Instituição de Ensino Superior com excelente nota de avaliação dada pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Juros e tarifas

​​Se você possui renda familiar de até 1,5 salários mínimos, poderá ter direito a juros zero.

 

Prazo de carência

Na modalidade I do Novo FIES, o financiamento será pago após o término do curso, respeitando o limite da sua renda.

 

Formas de pagamento

O seu financiamento poderá ser pago por meio débito na sua conta corrente.

 

Quem pode se inscrever

 

Estudantes do que tenham nota do Enem superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. Ter realizado o exame nacional do ensino médio nos últimos cinco anos Atender aos critérios e limites de renda impostos pelo Programa.

Saiba mais no SITE DO FIES.

 

Acesse as Regras Internas de Devolução do Fies clicando AQUI

             FIES ANTIGO

              FIES NOVO

            FIES PRIVADO

1 - É exigido o ENEM para o FIES?

Sim, o estudante deve atingir a nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

2 - Como faço para me inscrever no FIES?

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção), no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br, em período ainda a ser disponibilizado pelo Ministério da Educação.

 

 

3 - Qual nota é necessária no FIES?

 

É necessário obter nota acima de 450 pontos nas questões objetivas e não ter zerado a redação.

 

 

4 - São aceitas notas do ENEM de quais anos?

Quem formou antes de 2010 não é necessário fazer o Enem. Quem se formou após esse período é obrigatório o Enem, portanto, notas a partir de 2010 são válidas.

 

 

5 - Qual documentação deve ser apresentada para o FIES?

As documentações que o estudante deve apresentar são as do estudante e todas do grupo familiar.

 

 

6 - Renda necessária do Fiador?

É necessário que o fiador tenha renda maior ou igual a duas vezes o valor do curso.

 

 

7 - Qual documentação deve ser apresentada ao Banco?

Sim, o estudante deve atingir a nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

8 - É necessário ter um fiador para ter acesso ao financiamento?

Não, o FIES oferece outras opções de financiamentos mediante a renda de cada candidato. Ficam dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do PROUNI, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até 1 salário mínimo e meio.

 

 

9 - Fui pre-selecionado. Como alterar o percentual de financiamento?

O percentual de financiamento vai ficar disponibilizado de acordo com a renda per capita familiar. Após o financiamento, o estudante pode alterar o percentual somente para diminuição. Em caso de aumento desse percentual, somente para os alunos bolsistas parciais do PROUNI.

 

 

10 - Como faço a confirmação no sistema do SISFIES?

O estudante faz a inscrição no site SISFIES em período disponibilizado pelo MEC, logo após a análise e aprovação do Ministério da Educação. O estudante confirma sua inscrição no portal SISFIES no prazo de 5 dias corridos.

 

 

11 - Prazo de aditamento?

O aditamento (Renovação do Financiamento Estudantil) inicia no inicio do semestre letivo. O prazo é de acordo com a Portaria Ministerial publicada no portal do MEC.

 

 

12 - Existe a possibilidade de prorrogar o prazo do FIES?

Ao final do encerramento do FIES, o estudante pode dilatá-lo (prorrogá-lo) por mais dois semestres seguidos.

 

 

13 - Estou em lista de espera FIES, o que fazer?

 

Você deve acompanhar a eventual pré-seleção na página do Fies Seleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br

 

 

14 - Como alterar o valor do meu contrato no FÌES?

O estudante não altera o valor do contrato do FIES. Todo semestre a Instituição inicia o aditamento informando o valor da contratação das disciplinas pelo estudante. O estudante somente confirma o valor.

 

 

15 - Quem NÃO poderá ser fiador?

 

Cônjuge ou companheiro do estudante; estudante que possua financiamnento vigente concedido no ambito do FIES; estudante beneficiário do programa do crédito educativo; restriçao no nome.

 

 

16 - Estou com problemas para acesso ao sistema do FIES. Como proceder?

O acesso ao sistema do FIES é pelo portal do MEC ( sisfiesportal.mec.gov.br). Em caso de algum problema no acesso, solicitamos aos estudantes para entrar me contato no 0800 61 61 61 ou por meio de abertura de demanda.

 

 

17 - Procedimento para transferir o FIES para outra Instituição?

A transferência integral do FIES fica disponível no site de acordo com prazo estipulado na Portaria ministerial do MEC. O estudante deve, primeiramente, verificar se há vaga no curso para a instituição de destino. Havendo vaga, ele solicita a transferência no portal e deverá se dirigir à Instituição de origem para validação da transferência.

 

 

18 - O que é fiança convencional?

A fiança convencional é a que necessita de fiador, o qual não poderá ter restrição do nome e ter uma renda superior ou igual a 2 ( duas) vezes o valor da mensalidade do curso.

 

 

19 - O que é fiança solidária?

O grupo de fiadores deverá ser constituído na mesma agência do agente financeiro escolhido, reunidos em grupo de 3 a 5 participantes, não sendo exigida a comprovação de rendimentos. Os estudantes deverão obrigatoriamente ser da mesma IES e do mesmo local de oferta do curso. Os estudantes não podem ser do mesmo grupo familiar e ficam restritos a oferecer essa modalidade a apenas um grupo.

 

 

20 - Quem pode optar exclusivamente pelo FGEDUC?

O FGEDUC é o FIES sem fiador e os critérios utilizados são: o estudante ser bolsista parcial do PROUNI, estar matriculado em curso de licenciatura, ou ter renda per capita de até 1 salário minimo e meio.

 

 

21 - Qual a nota de corte do FIES da Newton?

A nota de corte é administrada pelo MEC, não é divulgada para a Newton. O estudante consegue acompanhar essa nota de corte no portal do FIES SELEÇAO.

 

 

22 - Critérios para comprovar a renda familiar?

O estudante deve apresentar os contracheques dos três últimos meses de todos os integrantes do grupo familiar. No caso da indisponibilidade do documento, solicitamos a carteira de trabalho ou o CAGED (documento do Ministério do trabalho que comprova que não há vinculo empregatício).

 

 

23 - Quais documentos são exigidos do grupo familiar?

 

Identidade, CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda.

 

 

24 - Qual é o horário de atendimento para entrevistas?

Quando o estudante realiza a inscrição no portal do FIES, o sistema gera um prazo para comparecimento à CPSA, munido de toda documentação para análise do financiamento. Nessa situação não há agendamento, funcionamos no horário de 8:00 às 21:00 em todas as unidades.

 

 

25 - Quando será divulgado o resultado do FIES?

O resultado do FIES será divulgado de acordo com o prazo ainda a ser disponibilizado pelo MEC/FNDE. Por enquanto não foi publicada nenhuma portaria ministerial sobre o assunto.

 

 

27 - Quando abrem

As inscrições terão inicio no mês de junho, com datas ainda a serem definidas pelo MEC/FNDE.

 

 

28 - Qual renda é necessária para o FIES?

A renda per capita varia de 0,5 salários a 3 salários por membro do grupo familiar.

 

 

29 - O FIES é cumulativo?

O FIES só pode acumular com convênios até 15%, SAAEMG, SINPRO E PROUNI.

 

 

30 - É preciso estar matriculado na Newton para se inscrever no FIES?

Não é necessário estar matriculado na Newton para fazer inscrição no FIES. No entanto, quando for divulgado o resultado da pré-seleção, é necessário que o candidato efetue a matrícula para dar continuidade ao processo de aprovação do crédito universitário junto ao MEC.